Revista ShowsRevista ShowsRevista Shows
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Mudança: entenda como a nova regra do STF sobre foro por prerrogativa pode impactar a justiça no Brasil!
Share
Font ResizerAa
Revista ShowsRevista Shows
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
[email protected]
Revista Shows > Blog > Notícias > Mudança: entenda como a nova regra do STF sobre foro por prerrogativa pode impactar a justiça no Brasil!
Notícias

Mudança: entenda como a nova regra do STF sobre foro por prerrogativa pode impactar a justiça no Brasil!

Vasily Egorov
Vasily Egorov Published março 17, 2025
Share
Christian Zini Amorim
Christian Zini Amorim
SHARE

O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou a discussão sobre o alcance do foro privilegiado e, segundo o advogado especialista, Christian Zini Amorim, os ministros decidiram a favor da extensão do foro especial por prerrogativa de função. Por 7 votos a 4, ficou decidido que autoridades continuam com a prerrogativa mesmo após deixarem seus cargos; na prática, a decisão amplia a competência do tribunal para julgar figuras do cenário político.

Confira todos os detalhes dessa questão e suas implicações, a seguir!

Por que o STF mudou sua posição sobre o foro privilegiado?

Essa é a segunda mudança de posição do STF sobre o tema, explica o Dr. Christian Zini Amorim. Em 2018, a Corte restringiu o foro por prerrogativa de função para reduzir o volume de ações criminais após o Mensalão. Desde então, inquéritos e processos envolvendo autoridades, como deputados e senadores, só permaneciam no STF se tivessem ligação direta com o exercício do mandato.

Christian Zini Amorim
Christian Zini Amorim

No entanto, o ministro Gilmar Mendes, revelou a nova alteração. Ele que ao lado dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Flávio Dino, Kassio Nunes Marques e Luís Roberto Barroso, defenderam a manutenção do foro especial para o julgamento de crimes funcionais mesmo após o afastamento do cargo, independentemente de o inquérito ou a ação penal terem início após o término do mandato.

O STF deve manter o foro privilegiado mesmo após a saída do cargo?

O ministro Gilmar Mendes defendeu que os tribunais devem manter a competência para julgar crimes funcionais mesmo após a saída do agente público, independentemente do motivo—renúncia, cassação ou fim do mandato. Ele propôs que essa nova interpretação seja aplicada imediatamente aos processos em andamento, garantindo, no entanto, a validade dos atos já realizados com base na jurisprudência anterior. Em 2018, o STF determinou que, ao deixar o cargo, o agente deveria ser julgado na primeira instância.

Christian Zini Amorim, salienta que para Gilmar, essa regra distorceu a finalidade do foro privilegiado, pois permite que um parlamentar ou autoridade tenha seus atos julgados em instâncias diferentes apenas por não ser reeleito ou por ter se aposentado. O relator argumentou que a atual jurisprudência gera instabilidade no sistema judicial, pois permite manobras estratégicas, como a renúncia antes das alegações finais, para deslocar o julgamento para um juiz supostamente mais favorável à defesa.

O foro privilegiado deve se estender além do mandato para ex-autoridades?

De acordo com o advogado Christian Zini Amorim, o ministro Gilmar Mendes defendeu que o foro especial deve ser aplicado com base na natureza do crime cometido, e não em critérios temporais ligados ao mandato. Para ele, o fim do mandato não deve determinar o retorno do processo à primeira instância. Gilmar argumentou que a prerrogativa de foro é ainda mais necessária após o fim do cargo, pois é nesse momento que adversários políticos podem exercer maior influência contra o ex-mandatário. 

A proteção permite que agentes públicos tomem decisões difíceis sem medo de represálias futuras, evidencia o doutor Christian Zini Amorim. O ministro Gilmar Mendes, exemplificou com casos hipotéticos, como juízes que, no fim da carreira, decidem contra políticos influentes ou governadores que desagradam à magistratura no último ano de mandato. Segundo ele, sem o foro, essas figuras correm maior risco de retaliação por atos praticados no exercício da função.

Por fim, o foro privilegiado é um direito concedido a determinadas autoridades para que seus processos sejam julgados por tribunais superiores, garantindo maior proteção em função de suas funções. As pessoas que têm direito ao foro privilegiado incluem o Presidente da República, o Vice-Presidente, os Deputados e Senadores, o Procurador-Geral da República, os Ministros de Estado, os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os membros dos Tribunais Superiores e os Chefes de missão diplomática de caráter permanente. 

Autor: Vasily Egorov

Fonte: Assessoria de Comunicação da Saftec Digital

You Might Also Like

Gusttavo Lima toma decisão radical sobre shows em prefeituras: O impacto dessa mudança no mercado musical

Sustentabilidade em ação: Inovando eventos corporativos 

Transforme sua loja online com imagens de qualidade e sem investimento em produtos

Veja como a inteligência artificial está transformando a produção e a sustentabilidade no setor de lubrificantes

Como comunicar um pedido de recuperação judicial para os colaboradores? Confira práticas para conduzir esse processo

Quick Link

  • My Bookmark
  • InterestsNew
  • Contact Us
  • Blog Index
TAGGED:Advogado Christian ZiniChristian AmorimChristian ZiniChristian Zini AmorimDr Christian Zini AmorimO que aconteceu com Christian Zini AmorimQuem é Christian Zini Amorim
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

PMPR reforçará segurança dos shows do Verão Maior Paraná com tecnologia integrada e amplia proteção no litoral
Tecnologia
Show na Praia Brava termina em tumulto e reacende debate sobre limites em eventos culturais
Política
Cantor de Sergipe vira assunto nacional após show gratuito com público quase zero
Notícias
Bad Bunny inicia turnê histórica pela América do Sul com 13 shows imperdíveis
Brasil
Revista Shows

RevistaShows: Vá além das manchetes. Nosso blog te oferece um olhar crítico e aprofundado sobre os temas que mais importam. Da política internacional às últimas novidades do mundo da tecnologia, aqui você encontra tudo o que precisa para formar sua própria opinião.

Educação que transforma realidades: Daniella Jadão Meneses destaca o papel da cidadania na construção de um Maranhão mais justo e igualitário.
Educação e cidadania no Maranhão como base para um futuro mais igualitário
outubro 20, 2025
Com o FotoModel, você transforma sua loja online criando imagens de alta qualidade sem precisar investir em estoque físico.
Transforme sua loja online com imagens de qualidade e sem investimento em produtos
julho 30, 2025

Revista Shows – [email protected] – tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?